Detran DF substituirá em 2020 bafômetro pelo drogômetro

Foi comunicado pelo site do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) que a partir de 2020 os tradicionais bafômetros usados para fiscalização de motoristas sob efeitos do álcool agora terá novas funções, que o torna mais potente. Além de conseguir reconhecer o uso de álcool também indica se houve uso de outras drogas, como cocaína, crack e estimulantes.

O Detran do Distrito Federal comunicou que os primeiros usos do novo aparelho, apelidado de drogômetro, vai ser ainda no fim do ano an Operação Boas Festas que começa a partir do dia de domingo 1 de dezembro e vai até o final do mês, quando tem as últimas festas da virada.

Ao contrário do antigo aparelho a nova versão, o drogômetro, consegue identificar a indução por substâncias não somente por meio da coleta de suor, mas também por meio da coleta da impressão digital  – o que permite compreender se foi feito o uso de substâncias psicoativas.

Os condutores não são obrigados a realizar o teste, mas sim convidados como um caráter educativo. Para fazê-lo a pessoa deve mover o coletor para parte da trás para frente, entre a bochecha e a gengiva, até que o indicador informe quando o teste está finalizado. Se houver uma descoloração azul é sinal de que há alguma reação.

A detecção de drogas começa imediatamente após a coleta da saliva e o resultado leva somente alguns minutos para ficar pronto, em média 8 minutos segundo as amostragens feitas até agosto deste ano.

Até o momento, os novos aparelhos não tiveram custo para o governo porque foram convidadas pela fabricante, a Drager.

Para o coordenador de Policiamento e Fiscalização da Região Metropolitana, Wesley Cavalcante, este é um ótimo reforço à Operação Boas Festas:

“é um bom momento para testarmos esta tecnologia aqui no Distrito Federal, pois estamos atuando fortemente para retirar das vias os condutores que colocam em risco a segurança no trânsito”, enfatiza o coordenador.

Segundo levantamento do Detran DF as vítimas fatais de trânsito no estado são de 280 pessoas que morreram, sendo que destas a maior parte – 48% havia consumido álcool ou outra droga. Segundo relatórios do IMC, a maior parte só teria usado álcool e outras 35 apresentaram resultado positivo para outras drogas.

Que drogas o drogômetro detecta?

Anfetaminas
Benzodiazepinas
Delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC (cannabis))
Cocaína
Metanfetaminas
Opiáceos
Metadona
Cetamina