Bairro Vaticano, Las Condes

Localizado no interior do quadrante formado pelas avenidas Francisco Bilbao (limite sul), Martín de Zamora (norte), Santiago (oeste) e Américo Vespúcio (este) este setor tem sido por décadas um dos bairros mais tradicionais do município de Las Condes, dividindo-se atualmente em duas metades. A primeira, entre os eixos de Bilbao e do Vaticano, está formada principalmente por casas de um ou dois andares, alguns com pátio anterior, posterior e grande antejardín, algumas delas foram transformadas em escritórios ou locais de comércio, principalmente em torno das principais artérias. Na segunda metade do setor, entre ruas Vaticano e Martín de Zamora, predominam os edifícios de apartamentos, a maioria com uma altura maior do que sete andares.
Do anterior se deve ao estabelecido no Plano Regulador da comuna, o qual, como critério genérico, determina que os sectores, entre os principais eixos da comuna de Las Condes-que correspondem a 70% do território – sejam protegidos, mantendo-se em baixa altura e densidade. O 30% restante, portanto, está associada aos eixos principais (como as avenidas Apoquindo, Colombo, Kennedy) e são classificados como setores de alta densidade, altura e uso comercial (1).
Do campo para o “Novo Urbanismo” do início do Século XX
Em 26 de agosto de 1901, decretou a criação da nova comuna de Las Condes (embora a independência de seu município em relação a comuna de Providencia seria mais tarde, em 1932).
No entanto, apenas na década de 20′ se iniciaram os trabalhos de urbanização, que incluem o nivelamento de terrenos, criação de largas avenidas e instalação de linhas de água potável, luz pública e privada, e o gás. A isso, somou-se à construção de casas elegantes por destacados arquitetos, como Alberto Cruz Briceno.
Desta forma, durante as primeiras décadas do século XX, os casais mais jovens de alta renda encontraram em novos terrenos loteados uma oportunidade para fundar subúrbios mais modernos. Os centros urbanos estão concentrados ao redor dos clubes desportivos, como Clube de Golfe, Stade Français, Estádio Espanhol, Estádio Palestino, os quais, com seus parques públicos e privados, geraram uma rede de pulmões verdes da comuna. (2).
Estes centros urbanos surgem diversos bairros, em geral, formados como uma unidade local urbanizada na década de 50 a 60 em torno de uma praça-rotatória, seguindo as linhas de projeto urbanístico de “Cidade Jardim” (muito em voga na época), e do subúrbio americano na corrente do “Novo Urbanismo” (3).
Entre a tranquilidade residencial e a agitação da capital

No Bairro Vaticano, a vida residencial flutua entre a tradição do comércio de pequena escala e o retail (como o clássico Jumbo entre Latadía e Flandres), e a tranquilidade das ruas de Alcântara, Fernando de Aragão, versus o frenesi veicular artérias fundamentais para o fluxo de capital, como as avenidas Cristóvão Colombo e Américo Vespúcio.

Em matéria de áreas verdes, três parques que rodeiam o bairro em seus limites: o primeiro, localizado entre As ruas Petúnias e Av. Pocuro, é o Parque Augusto Errázuriz (ou mais conhecido como Praça Pocuro), um lugar ideal para o descanso e o esporte, graças às suas ciclovias e circuitos de trilhas cobertas de maicillo, seus jogos para crianças e de uma estação de Bicicleta Las Condes.
No interior, destaca-se um monumento ao escritor equatoriano Juan Montalvo. Frente a Pocuro, portanto, aparece o Parque Santiago, que ocupa o bandejón central desta avenida. E, em terceiro lugar, para o leste, está o Parque Vespúcio Oriente: este também ocupa o bandejón central da popular artéria, entre as comunas de Las Condes e Vitacura), e é desde há anos um famoso circuito para ciclistas e corredores do setor leste da capital.

Em seguida, subindo pela Avenida Isabel Católica (que continua a ciclovia que vem do Pocuro), na altura de Carlos V aparece a Praça João Paulo II, um setor muito delicado, ideal para famílias e passeio animal de estimação, com jogos e pontos de reciclagem. Pelo lado poente, na rua Santa Adriana, a volta da Paróquia São Pedro, junto a uma nova estação de Bicicleta Las Condes.
O espírito de um bairro sintetizado em um café
Marcela Angulo Ávila foi morador do bairro há mais de 20 anos e ainda se sente à vontade. “Eu adoro, é tranquilo. Agora último é um pouco mais complicado, há alguns roubos, bom, em todos os lados está difícil. Antes isso era ainda mais tranquilo, com muita vegetação”, lembra. Junto ao Cristiano, seu filho, administra desde há dois anos o local “Café Literário Gostinho de Bairro”, localizada no Vaticano 4391.

A oferta inclui diversas opções caseiras para pequenos-almoços e almoços. À hora do chá, há uma promoção muito boa, no entanto, o gancho foi dar uma identidade sustentável ao lugar (com uma horta vertical, onde se cultivam diversos insumos, como ervas, manjericão, a ciboulette, estévia, tomates cereja, orégano) e iniciativas como as funções gratuitas de filmes nos fins de semana, shows de cantores folk, ou aluguel de salas para diversos oficinas de canto, teatro, pilates, dança divertida, etc.
“Foi um trabalho de boca em boca e assim foi chegando as pessoas, passando o ponto. Tentamos ser um lugar de encontro, onde podem se conectar e ouvir música, ler, comer algo rico”, conta dona Marcela. Os clientes, em 90% vizinhos, refletem o tipo de habitante do bairro: uma mistura entre os antigos casamentos, muitos já na terceira idade, casais jovens com guaguas. Um terceiro segmento são trabalhadores jovens. Por isso, a especialidade é o atendimento personalizado.
“Houve um cliente que era muito velhinho, vivia em um lar de idosos. Não gostava da comida que lhe davam lá, nos chamava por telefone e lhe enviábamos por delivery. De repente, um dia pediu um táxi para vir a ser tomadas renovo, a sua comida. Começou a vir e isso que mal andava, era como a sua saída, digamos”, conta Marcela.
Ao seu redor, a decoração inclui prateleiras cheias de livros, muitos voltados aos filhos adolescentes, há também casos com diferentes doces, e máquinas de café.
“Também temos nos posicionado como um café doglover, a gente vem com seus cachorros. Os atendemos, damos-lhe a sua agüita. Com a veterinária ao lado apoiamo-nos presenteiam biscoitos de cão, e as pessoas que você espera aqui a consulta de seu cão-lhes o renovo”, diz a sra. Marcela.

FONTES
(1) Baseado em entrevista realizada em 2015 Paulo da Llera, assessor urbano do Município de Las Condes.
(2)Baseado em análise publicada no site do Município de las Condes,
https://www.lascondes.cl/informacion_comunal/historia.html
(3) Baseado em entrevista realizada em 2015 Paulo da Llera, assessor urbano do Município de Las Condes.
DADOS
Escolas
– Colégio do Verbo Divino
– Colégio Internacional de San Juan de Las Condes: Isabel, a Católica, 3890.
– John Dewey College: Colombo 3250
– Saint Paul’s School: Colombo 3949
Saúde
– Meds, Clínica de Medicina Esportiva: Entre Tobalaba, As Limas e Isabel, a Católica.
– Clinical Service: Isabel, a Católica 4139
– Consulta odontológica, doutor João Paulo Vergara Vice, Isabel, a Católica, 4185.
– Lar português (assistência e proteção de adultos): Alcântara 1320
Bicicleta Las Condes
– O ala inclui as estações n°18 (Sánchez Fontecilla), n.° 19 (basílica de são pedro Alcântara), n.° 20 (Isabel, a Católica, com Santiago) e 21 (Praça João Paulo II).
Jardins de infância
– Learning Montessori Bilingue: Isabel, a Católica, 3921
– Bauhaus: Vaticano 3701
– Marco Polo: Alcântara 980
– Antilen: Colombo 4191
Comércio
– Rotisería Os Cervos: Santiago, 2113.
– S E P Supermercados: Colombo 3707
Outros
– Barbeiro biológica TQV (Te Quero Verde): Isabel, a Católica, 4339
– Sorvetes e produtos gourmet, Tantano: Tobalaba 2055
– Zmart Games: Isabel, a Católica, 4371
– Barbeiro Zule: Málaga 984
Cafés, restaurantes
Café Literária Gostinho de Bairro: Vaticano 4391
Bairro Vaticano, Las Condes