Daniela Monterrosa e José Francisco Rosales, arquitectos

Cor, arte e geometria confluem no espaço “contemporâneo treinteañero” da família de Daniela, criadora da marca Iman Estúdio Criativo. Seu apartamento é um viveiro de tendências e uma explosão de criatividade. Menção aparte os domitorios de seus filhos e a sala de estar, que vontade de voltar a ser criança e viver lá ?? convidamo-lo a percorrer com calma e muito olho neste novo home tour.
Fotos por: Sebastião Milha
Como A sua casa, lhe falta algo? Encontre em nossa loja

Quem vive aqui?
José Francisco Rosales Santibáñez, Arquiteto
Daniela Martinez Lucas Silveira, Arquiteto
Nossos 2 filhos, José Vicente (3 anos) e Vitória (2 anos).
Desde quando que vivem aqui?
Eu há 10 anos e juntos desde que nos casamos há 5 anos.

Como vieram e por que escolheram esta casa?
Este era o departamento de minha avó materna, e eu vivi aqui, enquanto estudava na Universidade, pois sou de Talca. Depois que minha avó faleceu no mesmo ano em que nos casamos e na pesquisa do departamento perfeito, decidimos comprá-lo, remodelamos e ficamos aqui.
Que nome lhe poriam ao estilo em que a decoraram?
Contemporâneo treinteañero. Eu acho que há um simil nesta geração que temos um mix de móveis herdados, alguns de retalho e uma que outra peça de design. Combinamos diferentes estilos, pois temos muitas coisas de diferentes épocas e colocamos mais ênfase em objetos de decoração preciosos. Os espaços como resultado, falam da idade que temos e no estágio que nos encontramos são o reflexo fiel de nosso estilo de vida. Para mim, a casa, deve ser representativo da idade que você tem, que fome de viver em um espaço que poderia ser de seus pais ou seus avós, a não ser que eles sejam muito legal.

De onde são as coisas que têm?
Como contava, tive a sorte de poder escolher o que fica e o que se ia a casa da minha avó. Por isso vemos móveis antigos de carvalho americano, pau rosa com muito mogno e vidro biselado. Representativo é o grande espelho da entrada, que vem da minha bisavó Rebeca. Também sou fã do DIY, e tenho muitas coisas feitas por mim em todos os espaços da casa, que se junta com o que faço no meu trabalho. Alguns são presentes de casamento, e também temos projetado e feito outros. Compro coisas em todo o comércio, a partir de um supermercado, lojas de design, eu acho que em toda parte há coisas bonitas só tem que saber fazer o “match”.

O que é que mais gosta de fazer na sua casa?
Convidamos muitos amigos, meu marido tem o dom de reunir as pessoas. Nós gostamos de cocinarles para eles e para a família, pois os dois gostam de comer e, por conseqüência, precisávamos de um espaço à nossa medida para cozinhar. Assim, fizemos uma cozinha industrial, mas em escala doméstica. Os espaços da casa estão pensados também para as crianças e cenários para eles, pois também passam doente aqui e o dia não pode ser chato. Eu trabalho em minha casa, portanto, concordamos com muitas horas no dia. É preciso que eles estejam entretidos dentro de casa para eu poder trabalhar. Se você olhar em cada espaço da casa há alguma atividade pensada para eles, a decoração está integrada para adultos e crianças.

Qual é o lugar preferido de sua casa?
Aos poucos fomos criando os espaços para que todos sejam favoritos, mas se a ideia é relaxar, seria a cozinha, se a ideia é concentrar-me, é o ambiente de trabalho e o living, que hoje também é showroom de Ímã. Um canto favorito é o hall de entrada e quanto mais me divirto é decorando as peças de crianças.

Cuéntennos sobre seus trabalhos e projetos
Estou dedicada a empreender com Ímã Estúdio Criativo, onde realizo trabalhos de design gráfico, web, design de interiores, arquitetura, arte e fotografia (toda a carne na grelha). Além disso, há 1 ano e meio para criar a loja on-line onde vendo produtos de decoração e design que reúne três conceitos, “DIY, Handmade
Daniela Monterrosa e José Francisco Rosales, arquitectos