A digitalização dos negócios se tornou uma realidade e a empresa que não se destaca nesse meio, acaba passando despercebida, por isso, investir em SEO vale a pena! A cada dia que passa, milhares de negócios sobem seus sites e criam suas redes sociais, mas como conseguir se destacar e atrair a atenção dos clientes online?
Investindo em SEO e em marketing digital! Essas são duas ferramentas poderosas para que sua empresa se destaque das demais, se torne uma referência no mercado e conquiste clientes! Primeiramente, é importante avisar que SEO não é mágica, você não vai iniciar o processo hoje e amanhã estará colhendo frutos! Assim, como qualquer outra estratégia, leva um certo tempo para ter resultados.
Entretanto, quando eles começam a chegar, são duradouros! Após, iniciar essa estratégia pode levar até 6 meses, para que sua empresa colha os primeiros frutos, mas eles são recompensadores! Portanto, investir em SEO, é para conquistar resultados a médio e longo prazo.
Entenda o que é SEO!
Agora que já ficou claro como funciona os resultados do SEO e como eles valem a pena, vamos entender o que é SEO. Se trata de um conjunto de estratégias que são aplicadas a um site ou blog para aumentar o tráfego orgânico. Melhorando o posicionamento do mesmo nos mecanismos de pesquisa, entre eles o Google.
Como funciona o SEO? Para aplicar o SEO em um site, são usadas diversas estratégias, divididas em duas categorias.
On page
As práticas do On page são destinadas para o seu site, o objetivo é melhorar o posicionamento no Google e gerar tráfego qualificado. As alterações são feitas no conteúdo, na usabilidade e no design, as principais são:
- Desenvolver um conteúdo que resolva a dor do seu cliente;
- Criar bons títulos internos e um SEO title que chame a atenção;
- URLs amigáveis;
- Heading tags;
- Uso das palavras-chave;
- Links internos;
- Meta description;
- Opções de compartilhamento;
- Tempo de carregamento;
Off page
Essa parte do SEO se trata dos fatores externos relacionados ao seu site, são eles que auxiliam na autoridade do seu site.
- Link bullding;
- Guest post;
- PageRank;
- Page authority;
- URL e domain rating.
Aliás, ainda existem outros fatores, UX, velocidade de carregamento, HTTPS, Sitemap, Robots.txt, rich snippets, alternate tag, AMP, otimização de imagens e vídeos, alt text, tamanho de imagens, entre outros. Ao todo existem mais de 200 fatores que podem melhorar a otimização SEO de um site.
Porque sua empresa deve investir em SEO?
O principal objetivo é aumentar o tráfego para o seu site, para se ter uma ideia, quando bem aplicado, o SEO pode ser responsável por gerar 70% do tráfego orgânico. Ao investir em SEO, você está investigo em algo seu, afinal, o seu site é o seu lugar na internet!
Quando sua empresa atinge esse nível e conquista o topo da página de pesquisa, significa duas coisas. Seu conteúdo é relevante e suas estratégias de SEO estão sendo bem aplicadas! O SEO permite que sua empresa dispute de igual com empresas maiores!
Investir em SEO ainda ajuda a sua empresa a se tornar uma autoridade no nicho de atuação! Isso faz com que as pessoas passem a reconhecer sua marca e a recomendá-la, já que entendem que você é a que se destaca no nicho. Consequentemente, a autoridade gera mais visitas, que gera mais vendas e novos clientes! Aliás, vale lembrar que o SEO também é valido para campanhas de ADS e não apenas para tráfego orgânico!
Mas, é preciso deixar claro que sua empresa precisa de uma parceria com uma agência especializada em SEO para conquistar esses resultados! Afinal, aplicar uma estratégia de SEO não é tão simples assim!
Como montar uma estratégia de SEO?
Uma boa estratégia de SEO envolve conhecer o seu público, entender quais são os seus desejos e que dores o seu produto resolve. Precisa saber como esse usuário faz a pesquisa e onde ele está. Entender cada fator exige pesquisa e experiência que só uma agência de SEO tem!
Além disso, uma boa estratégia envolve várias etapas, criação, acompanhamento, análise e reformulação. E é isso o que faz uma agência de SEO, acompanha de perto os resultados que cada ação gera, para saber se é necessário fazer alguma alteração para melhorar as conversões.
Então, o que é uma agência de SEO? É uma empresa especialista em explorar e aplicar as ferramentas e recursos disponíveis no SEO e no Marketing Digital para chamar a atenção dos mecanismos de busca. O que gera mais tráfego orgânico para sua página, atraindo mais clientes, aumentando seus lucros!
Portanto, se você quer ter resultados duradouros e consistentes com suas estratégias de SEO, o ideal é contratar agência de SEO! Para contratar a melhor agência de SEO, é preciso ficar atento aos seguintes pontos! Primeiramente, ela precisa ser especialista em SEO, segundo observe seu site e redes sociais, procure por depoimentos, por fim, observe seus cases de sucesso!