A imagem mostra de forma resumida e simplificada o funcionamento do SEO e seu uso.

Investir em SEO vale a pena?

A digitalização dos negócios se tornou uma realidade e a empresa que não se destaca nesse meio, acaba passando despercebida, por isso, investir em SEO vale a pena! A cada dia que passa, milhares de negócios sobem seus sites e criam suas redes sociais, mas como conseguir se destacar e atrair a atenção dos clientes online?

Investindo em SEO e em marketing digital!  Essas são duas ferramentas poderosas para que sua empresa se destaque das demais, se torne uma referência no mercado e conquiste clientes! Primeiramente, é importante avisar que SEO não é mágica, você não vai iniciar o processo hoje e amanhã estará colhendo frutos! Assim, como qualquer outra estratégia, leva um certo tempo para ter resultados.

Entretanto, quando eles começam a chegar, são duradouros! Após, iniciar essa estratégia pode levar até 6 meses, para que sua empresa colha os primeiros frutos, mas eles são recompensadores! Portanto, investir em SEO, é para conquistar resultados a médio e longo prazo.

A imagem mostra de forma resumida e simplificada o funcionamento do SEO e seu uso.

Entenda o que é SEO!

Agora que já ficou claro como funciona os resultados do SEO e como eles valem a pena, vamos entender o que é SEO. Se trata de um conjunto de estratégias que são aplicadas a um site ou blog para aumentar o tráfego orgânico. Melhorando o posicionamento do mesmo nos mecanismos de pesquisa, entre eles o Google.

Como funciona o SEO? Para aplicar o SEO em um site, são usadas diversas estratégias, divididas em duas categorias.

 

On page

As práticas do On page são destinadas para o seu site, o objetivo é melhorar o posicionamento no Google e gerar tráfego qualificado. As alterações são feitas no conteúdo, na usabilidade e no design, as principais são:

  • Desenvolver um conteúdo que resolva a dor do seu cliente;
  • Criar bons títulos internos e um SEO title que chame a atenção;
  • URLs amigáveis;
  • Heading tags;
  • Uso das palavras-chave;
  • Links internos;
  • Meta description;
  • Opções de compartilhamento;
  • Tempo de carregamento;

 

Off page

Essa parte do SEO se trata dos fatores externos relacionados ao seu site, são eles que auxiliam na autoridade do seu site.

  • Link bullding;
  • Guest post;
  • PageRank;
  • Page authority;
  • URL e domain rating.

Aliás, ainda existem outros fatores, UX, velocidade de carregamento, HTTPS, Sitemap, Robots.txt, rich snippets, alternate tag, AMP, otimização de imagens e vídeos, alt text, tamanho de imagens, entre outros. Ao todo existem mais de 200 fatores que podem melhorar a otimização SEO de um site.

 

Porque sua empresa deve investir em SEO?

O principal objetivo é aumentar o tráfego para o seu site, para se ter uma ideia, quando bem aplicado, o SEO pode ser responsável por gerar 70% do tráfego orgânico. Ao investir em SEO, você está investigo em algo seu, afinal, o seu site é o seu lugar na internet!

Quando sua empresa atinge esse nível e conquista o topo da página de pesquisa, significa duas coisas. Seu conteúdo é relevante e suas estratégias de SEO estão sendo bem aplicadas! O SEO permite que sua empresa dispute de igual com empresas maiores!

Investir em SEO ainda ajuda a sua empresa a se tornar uma autoridade no nicho de atuação! Isso faz com que as pessoas passem a reconhecer sua marca e a recomendá-la, já que entendem que você é a que se destaca no nicho. Consequentemente, a autoridade gera mais visitas, que gera mais vendas e novos clientes! Aliás, vale lembrar que o SEO também é valido para campanhas de ADS e não apenas para tráfego orgânico!

Mas, é preciso deixar claro que sua empresa precisa de uma parceria com uma agência especializada em SEO para conquistar esses resultados! Afinal, aplicar uma estratégia de SEO não é tão simples assim!

 

Como montar uma estratégia de SEO?

Uma boa estratégia de SEO envolve conhecer o seu público, entender quais são os seus desejos e que dores o seu produto resolve. Precisa saber como esse usuário faz a pesquisa e onde ele está. Entender cada fator exige pesquisa e experiência que só uma agência de SEO tem!

Além disso, uma boa estratégia envolve várias etapas, criação, acompanhamento, análise e reformulação. E é isso o que faz uma agência de SEO, acompanha de perto os resultados que cada ação gera, para saber se é necessário fazer alguma alteração para melhorar as conversões.

Então, o que é uma agência de SEO? É uma empresa especialista em explorar e aplicar as ferramentas e recursos disponíveis no SEO e no Marketing Digital para chamar a atenção dos mecanismos de busca. O que gera mais tráfego orgânico para sua página, atraindo mais clientes, aumentando seus lucros!

Portanto, se você quer ter resultados duradouros e consistentes com suas estratégias de SEO, o ideal é contratar agência de SEO! Para contratar a melhor agência de SEO, é preciso ficar atento aos seguintes pontos! Primeiramente, ela precisa ser especialista em SEO, segundo observe seu site e redes sociais, procure por depoimentos, por fim, observe seus cases de sucesso!