Cortina para Cozinha Interlar 220x120 cm Renda e Bando 30 cm Hora do Chá

Qual é a cortina para cozinha ideal?

A cortina para cozinha é uma aliada para ter privacidade e bloquear o excesso de luminosidade na área. Além disso, complementa a decoração, tornando-a muito mais charmosa e bonita.

O grande problema é que nem todo mundo sabe como escolher a cortina para cozinha ideal. Este é o seu caso? Então, confira aqui as dicas que preparamos para facilitar a compra da peça!

 

Modelos de cortina para cozinha

Existem vários modelos de cortina para cozinha e conhecê-los é importante para definir o que melhor atende suas necessidades. Veja, a seguir, quais são os mais utilizados nessa área e escolha o seu favorito:

 

Cortina para cozinha de varão

O varão é um suporte que pode ser preso na parede ou teto. Conta com o diferencial de ser mais barato do que outras opções e ter instalação simplificada, possibilitando montar toda a estrutura rapidamente.

 

Cortina para cozinha de trilho

O trilho é um suporte muito empregado em cortinas para sala e quarto, mas também pode ser utilizado na cozinha. Chama a atenção por ter um deslizamento mais suave da cortina, com abertura e fechamento feitos sem trabalho algum.

Além disso, a cortina para cozinha com trilho costuma ser mais elegante e sofisticada, combinando com decorações modernas. Seu problema está no preço: normalmente, o montante gasto na peça e seu acabamento é maior do que no varão.

 

Cortina persiana para cozinha

A cortina persiana possui o diferencial de possibilitar melhor controle da luminosidade que entra no imóvel, tornando o ambiente mais agradável. É uma opção quando se quer uma peça que fuja do óbvio e complemente uma decoração mais moderna.

 

Cortina rolô para cozinha

Modelo minimalista que possui fácil manuseio, sua limpeza é descomplicada e protege do sol de maneira suave, já que deixa parte da luminosidade entrar no ambiente, ainda que esteja fechada, se o tecido for sutilmente translúcido.

 

Tecido para cortina de cozinha

Além de considerar o modelo, também é importante conhecer diferentes tipos de tecido utilizados na confecção de cortinas, para escolher o adequado para esse ambiente.

Prefira, sempre, cortinas com tecidos leves e fáceis de serem mantidos (lavados e passados), uma vez que nessa área é comum sujar a peça com frequência ou acumular gordura na cortina.

Se escolher uma cortina de cozinha de tecido, utilize as de poliéster, algodão ou renda sintética, como a holandesa. Outra excelente opção é a renda Richelieu, que normalmente é feita de linho.

Caso opte pela cortina persiana para cozinha, as melhores escolhas são as feitas com bambu, alumínio, PVC e demais materiais sintéticos, porque são duráveis e a higienização é simples.

Inclusive, existem algumas cortinas que possuem tratamento antiestático, o que significa que não acumulam gordura e pó com facilidade, e são excelentes alternativas para quem quer ter máxima praticidade na manutenção das peças.

 

Cores perfeitas para cortina de cozinha

A cor perfeita para cortina de cozinha é aquela que combina com o restante da decoração da área. Por isso, preste atenção às tonalidades de azulejos, piso, móveis e acabamentos e escolha um tom que harmonize com o restante do ambiente.

Se quiser algo à prova de erros, escolha cores neutras e sólidas, como o branco e bege. Caso queira ousar um pouco mais, opte por cortinas estampadas, como as peças xadrezes, florais e com prints de frutas, por exemplo.

Somente tome o cuidado de combinar uma ou mais cores da estampa com outra tonalidade que já é utilizada na decoração da área, para ter harmonia visual.

Quer fugir do óbvio na escolha da cortina? Então, eleja uma peça numa cor escura, como o preto, cinza grafite ou azul marinho. Essas tonalidades tornam a decoração mais elegante e moderna, e normalmente combinam com o ambiente porque criam um contraste de cores claras e escuras.

 

Tamanho da cortina para cozinha

Outro detalhe que precisa ser lembrado no momento de escolher a cortina ideal para cozinha é o tamanho da peça. Recomenda-se que seja curta, sempre. Dessa forma, evita-se que a peça enrosque em algo ou torne a área mais suscetível a tombos.

A janela da cozinha deve ficar totalmente coberta pela cortina, por isso, antes de iniciar sua procura pelo melhor modelo meça a área e considere essas informações para comprar a peça que caiba perfeitamente nesse espaço.

Além disso, lembre-se que a cortina pode ser instalada desde o teto ou cerca de 10 a 20 centímetros acima da janela. Escolha a alternativa que mais lhe agrada e se for desde o teto, considere comprar cortina um pouco maior.

 

Qualidade

A qualidade da cortina de cozinha também é um fator importante, porque indicará a durabilidade da peça e garantirá um acabamento mais bonito para a decoração.

Por isso, procure escolher peças confeccionadas com materiais de ótima procedência. Também tenha esse cuidado com o suporte da cortina de cozinha, para assegurar que dure por mais tempo.