Qual o melhor protetor solar para pele oleosa?

A pele oleosa é um dos tipos de pele que mais requer cuidados, inclusive, é preciso saber escolher bem o protetor solar! Entretanto, antes de falar sobre o protetor solar para pele oleosa, vamos aprender a cuidar da pele oleosa.

Mas, antes vamos frisar um ponto importante! Se você quer saber qual é o melhor protetor solar para sua pele, o indicado é sempre uma avaliação dermatológica! Só um médico pode avaliar sua pele e indicar o fator de proteção e textura que melhor se adapta! Então, antes de comprar qualquer produto para pele, consulte seu médico dermatologista!

 

Como devo cuidar da minha pele oleosa?

Os cuidados com a pele oleosa, não se difere dos outros tipos de pele, o que diferencia são os produtos usados. Assim, como outros tipos de pele, a limpeza do rosto deve ser realizada duas vezes ao dia, sempre de manhã e antes de dormir.

Limpar a pele do rosto, mesmo que seja oleosa mais que duas vezes diárias, causa um efeito rebote, ou seja, sua pele vai produzir ainda mais oleosidade! Por isso, nada de exagerar na limpeza, se perceber a pele ficando oleosa, tire a oleosidade com um lenço de papel ou aplique água termal.

Aliás, para limpar a pele, use sabonete para controlar a oleosidade ou água micelar. Após a limpeza hidrate sua pele, prefira produtos que seja oil free ou hidratantes fluidos, eles são absorvidos rapidamente pela pele.

Por fim, aplique o protetor solar para pele oleosa, que deve ser um protetor solar em gel ou toque seco. Outras dicas para controlar a oleosidade da pele:

  • Nunca durma de maquiagem, isso pode piorar a oleosidade da pele, já que a pele está cheia de resíduos.
  • A pele começou a brilhar? Use um lenço anti-brilho, ele deixa sua pele sequinha!
  • Semanalmente faça esfoliações, ela ajuda a desobstruir os poros e reduz a oleosidade. Se a oleosidade estiver muito intensa, pode esfoliar duas vezes na semana.
  • Máscara de argila verde é excelente para pele oleosa, ela tem ação adstringente, tonificante e ainda ajuda a secar a pele.

A imagem mostra um protetor solar.

Qual é a diferença entre os protetores solares?

Hoje em dia existe uma gama grande de protetor solar facial e protetor solar corporal, mas qual a diferença entre esses produtos? Basicamente, entre esses dois produtos a principal diferença é a textura! O produto para o corpo precisa de maior aderência, por isso, tem uma consistência mais densa para resistir mais.

Já o protetor solar para o rosto é mais leve, pois produtos muito densos, pode acabar estimulando a oleosidade. Aliás, o melhor protetor solar para o rosto, é o protetor solar com base! Além de proteger sua pele dos danos solares, a base cria uma barreira física que aumenta a proteção!

Entretanto, quando falamos de fator de proteção solar, existe uma pequena diferença entre eles:

  • Fator de proteção FPS 30, esse é o mínimo indicado, para pessoa que tenha a pele morena e negras.
  • O protetor solar fator 50 é recomendado para pessoas de pele claras e que se queimam com muita facilidade.
  • Por fim, o protetor solar fator 70, é indicado para peles sensíveis, que se queimam com muita facilidade ou que estejam em tratamento para o melanoma.

Qual é a diferença entre eles? O tempo de proteção, o fator 50, protege sua pele por um tempo 20 vezes maior que o fator 30. Mas, isso não significa que você pode estender o tempo entre as aplicações! De nada adianta, comprar o melhor protetor solar, se a aplicação não for correta!

 

Qual é a maneira correta de usar o protetor solar?

Infelizmente, a grande maioria das pessoas, não usam o produto da maneira correta. Confira, como usar e qual é a quantidade correta!

Portanto, aplique o produto a cada duas horas se estiver na piscina ou praia e a cada três horas nos dias comuns. Não se esqueça de aplicar também em dias nublados e quando não for se expor ao sol! Aliás, aplique sempre 30 minutos antes de se expor ao sol.

Em relação à quantidade ideal, para o rosto é uma colher de chá, é preciso espalhar de maneira uniforme e não se esqueça das orelhas. No tronco, o ideal é aplicar uma colher de chá nas costas e outra no peito. Pernas e braços devem receber uma colher cada um.

Pode parecer muito, mas essa é a quantidade ideal para que o produto proteja adequadamente. Uma dica para economizar no momento da compra do produto é comprar um kit de protetor solar.

 

Crianças podem usar protetor solar de adulto?

Muitos pais têm essa dúvida no momento de comprar esse produto! O ideal é que a criança use um protetor solar infantil! As crianças têm uma pele mais sensível que os adultos, por isso, a formulação dos produtos são diferentes.

O protetor solar kids e o protetor solar baby, são elaborados com substâncias que criam uma barreira física na pele, isso evita alergias e reações. Já o produto destinado ao adulto, é elaborado com substâncias químicas que efetuam a proteção da pele. Por isso, não deixe de usar o protetor solar para bebê e para crianças em seu filho.