Studio Tour: Pura Vida Das Flores

Se você também se dá curiosidade (e inveja) ver como é trabalhar rodeada de flores, de folhagem e ramos, convidamos você a conhecer a oficina de Íris Aragon e Graça Rodoviária, Pura Vida Flores. Neste lugar armam buquês e arranjos para todos os tipos de eventos e realizam vários workshops para pessoas que querem aprender sobre o mundo das flores. Nós participamos de um de arranjos florais de inverno, e ficamos felizes!

Fotos por: Elisa García Huidobro
Desde quando é que estás aqui?
Estamos em nosso novo workshop em São paulo há pouco mais de 1 mês.
Como nasceu a ideia de se instalar aqui?
Até há pouco, como fundadora de Pura Vida Flores, estava sozinha, que trabalhava em minha casa. Há cerca de 2 meses entrou Graça e aí decidimos avaliar a possibilidade de estar em um ambiente mais amplo e confortável para os dois. Logo havia um espaço na casa de um familiar de duas nossos maridos são Primos) e nos deram um espaço na casa. Usamos a oficina principalmente para fazer arranjos de maior escala, grandes produções e workshops. Os pedidos mais pequenos e diários, como buquês, coroas e artefactos de uso semelhante, nós os tornamos a casa.
Como se organizar, onde anotas as suas ideias, o que você come/tomadas etc?
Todos os domingos, revisamos nossa agenda e cada um organiza a sua semana. Ambas temos projetos em paralelo, para que nossos dias são muito instáveis e intensos. Segunda-feira, principalmente, são dias administrativos e de contribuições, e-mails, novas propostas e reuniões. Pessoalmente, sempre procurando explorar novas ideias de negócio, este “bichinho” o que eu tenho, graças aos meus estudos de Direito e a minha afinidade com o mundo empresarial. Todas as idéia marcou em um caderno que tenho com um bonito padrão floral de RIFLE PAPER Co. Se ando sem este, quando meus apontamentos em minhas notas do celular.
Como é a sua rotina de trabalho?
Nossa semana de trabalho é de segunda a sábado, há semanas pesadas que, mesmo o domingo é de trabalho. Também não existem os feriados, por isso que eu tenho aprendido a ter maior consciência e ouvir o meu corpo para saber quando preciso dar um pequeno descanso. Segunda-feira a Terça-feira consiste principalmente de trabalho de escritório, e-mails, organização, reuniões, contribuições, muito Excel, cuadraturas e bastante gestão de redes sociais. Segunda-feira a Quinta-feira é um mix de escritório e loja. Para a semana temos muitas entregas, seja para nascimentos de guaguas, mantenciones em restaurantes, cafés e escritórios e um que outro pedido de último minuto. Quinta-feira a Sábado, é mais trabalho de atelier e Workshops de Florista (cerca de 2 a 3 mensais) e O bom é que lidamos com os nossos próprios tempos e trabalhar em equipe. Se um não pode, um dia, ou está muito ultrapassada, a outra “apaña”, e assim vamos malabarismo nossas responsabilidades.
Como é o ambiente de trabalho?
O ambiente de trabalho é muito rico. Com Graça, mas fomos super bem, adoram criar. Geralmente é acompanhada de rica música, farto café e coisas doces. Este é um trabalho que exige muita paciência e facilidade social, já que dia-a-dia lidamos com clientes, fornecedores, noivas, alunos, etc. Às vezes passamos a ser psicólogo pessoal. É um trabalho muito enriquecedor, constantemente somos parte de momentos importantes da vida de nossos clientes, é muito gratificante sentir o agradecimento por parte deles depois de cada trabalho que realizamos.
Qual música você ouve?
Principalmente música clássica e muita música entre os anos 20 e 50, principalmente anglo-saxões.
Você tem plantas/animais de estimação?
Sim, temos muitas plantas, especialmente as plantas suculentas em vasos e muitos Philodendros, trepadeiras e plantas arbustivas ou no jardim.
Quanto ao seu trabalho, você sente que você fez? Se sim, quais realizações você se sentir bem sucedido e se não, qual é o caminho que você está tomando para chegar a isso?
Sim, eu me sinto realizada. Especialmente quando o dia a dia de realização dominar novas habilidades que não sabia que tinha. Há vezes em que sinto “que fiz”, mas isso não me satisfaz em tudo, eu sinto que ainda há muito por fazer e dar. Não me conformo com facilidade, por isso que sinto que estou recém no início desta carreira e que ainda há uma infinidade de projetos a realizar. Ainda estou definindo os caminhos que vou tomar, alguns intimamente relacionados com a decoração e outros mais com a área comercial. Ambas estamos em um processo de auto-definição e descoberta. A Graça com seus projetos de ilustração e Restauração de Museus e eu com outras marcas que fui criando ao longo do caminho. Mas, definitivamente, a “autocarros” de ambas é Pura Vida Flores.
Dê-nos as suas dicas para trabalhar melhor e continuar a ser criativo
Para se inspirar, acho que é muito importante estar se atualizando constantemente com as tendências mundiais. Mas também não há que perder de vista o passado, ver de onde vêm as coisas e os padrões que se têm repetido ao longo da história. Além disso, há que ser capaz de se reinventar constantemente e tender a ter uma personalidade maleável, que seja arma e desarma uma e outra vez. É primordial ser curioso, daí surgem as vontades constantes de saber mais, de querer estudar coisas novas e investigarlas. Também para manter a criatividade acreditamos que se deve buscar sempre a inspiração na natureza, especialmente no segmento da Floricultura. Além disso cuidar da mente e do corpo, seja com algum hobby ou atividade física, e dar alguns minutos para contemplar e ver em que momento de nossas vidas estamos, para assim não deixar de apreciar.
Studio Tour: Pura Vida Das Flores