Studio Tour: SE Blanco Recoleta

Nesta antiga fábrica de vidros, localizada ao lado do Morro Branco, na Recoleta, respira-se um ar muito especial. Neste lugar há vontade de fazer coisas, de inovar, de empreender e de acreditar que tudo é possível. IF Branco é um espaço colaborativo, onde um especialista em café e um especialista em robótica compartilham refeições e conhecimentos e onde se trabalha com paixão a partir de uma perspectiva construtiva e inspiradora. Aqui há empreendimentos sociais, um laboratório de robótica, uma fábrica de meios (co-work), um estúdio de fotografia/publicidade, uma tostaduría de café e vem uma Oficina de Ourivesaria, um Laboratório de Internet das coisas e a Fundação Mustakis.
Matias Silva (penúltimo da esquerda para a direita) nos acompanhou neste Studio Tour e nos respondeu a este questionário.

Como nasceu a ideia de IF Branco?
Este local foi originalmente uma fábrica de vidros, depois passou a ser uma fábrica de móveis muito finos, e quando deixou de funcionar, tendo vários parceiros de negócio, que o usaram como centro de eventos e adegas até que o compraram os atuais proprietários, Nicolau de Vargas e Luis Fernandez. Eles apostaram por este espaço e passaram por várias idéias, a partir de transformá-lo em oficinas de confecção têxtil até vender a um supermercado ou de um projeto imobiliário residencial. Por sorte, nada disso os convenceu muito e começaram a encariñar com o lugar, o bairro e a energia que tem esta fábrica. Isto Nico viajou para a Espanha e encontrou o que estava acontecendo em Barcelona com as fábricas de criação, que ao igual que este lugar, são edifícios antigos em desuso localizados no coração da cidade e que deixaram de funcionar para o que foram projetados e área cultural da câmara Municipal de BCN os transformou em espaços onde se desenvolvem projetos culturais e de inovação. Ao voltar para o Chile, Nico já sabia o que queria fazer com a fábrica contou para Lucho e começaram a convocar pessoas para preencher o espaço. Mas não foi tão fácil… esgotaram todos os contatos, mas não tinha muito interesse em venirse a Recoleta, também não tinham o know-how do negócio. Entre meio, um parceiro de Nico mostrou-lhe um artigo do IF Itália, onde ambos eram enviados para entrevistar a Alejandra Mustakis sobre a sua fábrica de ideias. Foi um sinal divino de que tinha que unir forças!!! O IF já tinha um caminho percorrido e em Recoleta isso podia funcionar, foram super visionários e seguiram um sonho que hoje é uma realidade. Estamos com a fábrica quase cheia, repleta de empresários, laboratórios e organizações que acreditaram no projeto.
Como é o ambiente de trabalho?
É um ambiente muito boa onda, com muita energia e paixão, nada de relaxante, todos estão full comprometidos com seus empreendimentos /projetos e sente o ritmo. Isso não implica que sempre paramos e nos reunimos na hora de almoço ou ao compartilhar um café.
Uma pergunta mais pessoal, em relação ao seu trabalho, você sente que “fez”?
Para mim o trabalho é como uma corrida de cross country cheia de obstáculos e com muitas fases, algumas muito difíceis, cansativas e outras mais fáceis e onde se desfruta mais. O sucesso contado o ambiente próximo e, a longo prazo, eu estou convencido de que estou no lugar que eu quero estar neste momento, aprendendo e compartilhando com pessoas muito divertida e tod@s secos em suas áreas, o que me motiva e desafia bastante. Antes de chegar ao iF, Nicolas Vargas me perguntou se já estava pronto para mudar o mundo, fiquei marcando ocupado…Ele riu e me disse: “isso é o que fazemos todos os dias no iF, quer fazer parte?” Soa meio clichê, mas é importante perceber quais são as motivações pessoais, o que gostamos de fazer e para que o hacemo. Quando me desmotivo, lembro-me de esse convite e passa-me a tontera rapidinha! É fascinante perceber que alguém está colocando um grão de areia em gerar essa grande comunidade que não é só na Recoleta, mas também na Av. Itália, Valparaíso e quem sabe até onde chegará… muito longe de todas as maneiras!
Fotos por: Elisa García Huidobro
Studio Tour: SE Blanco Recoleta