A importância do pigmento na cor

Retomando a coluna anterior sobre como iniciar um projeto de decoração, hoje eu faço foco na cor, que é uma das variáveis chave na hora de enfrentar um novo espaço.
Se a cor é luz, o pigmento é um material que muda a cor da luz através da absorção seletiva, soa muito Newton, mas é assim: os componentes que são utilizados como pigmentos têm propriedades especiais que os tornam ideais para colorir outros materiais, tais como tintas, plásticos, têxteis, alimentos e um longo etc.
Processed with VSCO with c1 preset
A maioria dos pigmentos usados na decoração e artes visuais são corantes secos, geralmente na forma de pó fino. Este pó é adicionado a uma matriz, que é um material relativamente neutro ou incolor que atua como um adesivo. Para aplicações em decoração, a permanência e a estabilidade são propriedades desejadas. Os pigmentos que não são permanentes, são chamados de fugitivos e como são de menor qualidade desaparecer com o tempo, ou com a exposição à luz.
Os pigmentos foram usadas desde tempos pré-históricos e foram fundamentais nas artes visuais ao longo da história. Os pigmentos naturais mais exclusivos e valorizados são os de origem mineral e biológico.
Processed with VSCO with g3 preset
Lançada em busca das pinturas com os melhores pigmentos, me deparei com a receita exclusiva de Fleur (Itália) no Chile, esta receita nasceu da experiência de artesãos que, desde há 200 anos se ocupam da criação de produtos para a decoração profissional e a restauração. Me seduz, em particular, a união de um processo produtivo antigo e a seleção de matérias-primas atuais. Esta parceria dá origem à produção artesanal de toda a sua fascinante paleta de cor.
Na prática, estas pinturas se adaptam a qualquer superfície, cobrem bem e aplicam-se fácil. Tudo isso graças a esta receita antiga que requer o uso de pigmentos finísimos em quantidade elevada e uma mistura de minerais (principalmente silicatos), selecionados por sua capacidade de refletir a luz e um acabamento verdadeiramente mate e bonito.
E se falamos de preferências e recomendações, sugiro optar pela linha Chalky Look que entrega um acabamento mate irresistível e uma paleta de cores realmente maravilhosa.

Como exercício final, a minha sugestão é observar uma paleta de cor e aplicar a regra do 60-30-10 ao espaço, para isso, devem-se escolher três cores para a decoração, e usá-los em suas percentagens para garantir uma atmosfera harmoniosa, considerando que a cor dominante é o primeiro que atrai o olho, a cor secundária traz interesse, e a cor de acento entrega personalidade ao espaço.
1. A cor dominante que deve ser usado em mais de 60% do espaço, é, em geral, neutro e usado nas paredes e no céu já que ocupa a maioria do espaço.
2. A cor secundária deve ser usado em mais de 30% do espaço, é complementar ao dominante e aplica-se ao mobiliário, se não há grande volume de mobiliário no espaço, essa cor também pode ser aplicado a outros tipos de tecidos, cortinas, tapetes, cobertores, etc.
3. A cor de acento e suas nuances deve ser usado em 10% do espaço e aplica-se aos acessórios. Esta cor é substituído facilmente e é ideal para fazer mudanças sazonais ou adaptá-lo às cores hit do ano.
Links:
Para Fleur no Chile: @fleur.competição
http://www.fleurpaint.com/en/
Para inspiração 60-30-10
https://es.pinterest.com/bhg/real-life-color-palettes-to-try/
Processed with VSCO with f2 preset
A importância do pigmento na cor