imagem de 4 mulheres enfileiradas mostrando o rosto

ÁCIDO HIALURÔNICO: O QUE É E ONDE COMPRAR

Independentemente da fase em que nos encontramos, é importante sempre estar atenta ao estado da pele, principalmente do rosto. Cuidar da sua rotina e alimentação são alguns dos fatores que contribuem para ter uma cútis mais macia e ao mesmo tempo firme.

Nesse processo, podemos contar com o ácido hialurônico, um ativo naturalmente produzido por nosso corpo. Mas como ele funciona? Por que se torna necessária a reposição com outros produtos?

Está com essas dúvidas? Então confira nesse texto tudo o que você precisa saber sobre o ácido hialurônico e encontrá-lo para comprar!

 

O QUE É ÁCIDO HIALURÔNICO?

Produzido de forma natural pelo corpo, o ácido hialurônico possui atributos hidratantes e que estimulam o colágeno. É uma substância responsável por preencher espaços entre células, ajuda na redução de rugas e linhas de expressão e é capaz de reter uma grande quantidade de água, o que deixa a pele hidratada, firme e lisa.

Embora presente no organismo, com o passar dos anos há uma baixa na sua produção, o que leva à necessidade de reposição por meio de tratamentos. Por isso, atualmente existem dermocosméticos que auxiliam na reposição desse ácido tão importante para manter a saúde da pele.

 

De onde é extraído o ácido hialurônico?

Componente do líquido sinovial e encontrado no humor vítreo do olho, nas articulações e no tecido subcutâneo, o ácido hialurônico é um glicosaminoglicano — componente do tecido conjuntivo com função de transporte molecular e produção de colágeno.

“Hidratante da natureza”, o ácido hialurônico é uma das moléculas mais hidrófilas na natureza e pode ser encontrada em alguns animais. Sua consistência permite que seja bastante utilizado em produtos voltados para o cuidado da pele, o que permite a criação de cosméticos para a renovação da pele.

 

Como funciona o ácido hialurônico?

Sendo uma substância higroscópica, tem a capacidade de absorver a umidade do ambiente, mantendo-a na pele. Quando comparado aos demais hidratantes, o ácido hialurônico possui uma melhor capacidade de retenção de água, permitindo assim uma pele sempre hidratada graças ao seu peso molecular.

Como mencionado antes, o ácido hialurônico é um elemento natural produzido pelo corpo e que garante a sustentação da pele, bem como sua hidratação e revitalização, evitando flacidez e linhas de expressão. Bem como possui a propriedade de anti-inflamatório, que é obtido por meio de fermentação de leveduras em um processo que elimina componentes pirogênicos ou inflamatórios.

Nas articulações, essa substância ajuda na lubrificação e na absorção do impacto, modulando a produção de prostaglandinas e fornecendo um apoio adicional a esta função.

 

Como evitar a perda de ácido hialurônico?

É inevitável a perda do ácido hialurônico do organismo, que começa a diminuir a produção dessa substância por volta dos 25 anos. Isso acaba afetando a pele de forma direta, gerando o aparecimento das marcas de expressão, causando o envelhecimento da pele e diminuindo seu fator de absorção nas articulações.

Portanto, a utilização de cosméticos que possuem essa substância são uma boa alternativa para repor sua perda — e, o melhor: por ser um componente produzido de forma natural pelo corpo, não é rejeitado pela pele!

 

QUAIS BENEFÍCIOS DO ÁCIDO HIALURÔNICO

Até agora falamos de onde surge e como age o ácido hialurônico no organismo, bem como a importância de sua reposição. De forma geral, vamos relembrar aqui quais os benefícios de usar produtos formados por esse ácido!

 

  1. Combate rugas e linhas de expressão

As rugas surgem com a queda na produção de colágeno e ácido hialurônico, e existem dois tipos: dinâmicas, que aparecem pelo movimento constante dos músculos faciais; e estática, visíveis até quando os músculos não se movimentam.

O uso correto de cremes com ácido hialurônico, por exemplo, com certeza vai ajudar a amenizar qualquer um dos dois fatores.

 

  1. Poder de hidratação alto

Uma de suas maiores características é o alto poder de hidratação, graças a retenção de água em até mil vezes o peso da própria molécula. Assim, ajuda a manter a pele hidratada, saudável e com viço.

Porém, com o tempo, a produção do ácido no corpo humano pode cair 1/3, o que deixa a pele desidratada e com pouca elasticidade. A reposição vem com o intuito de devolver essa elasticidade, hidratação e restaurar a aparência saudável.

 

  1. Sinais de envelhecimento evitados

É inevitável fugir do envelhecimento da pele. Flacidez, olheiras, bolsas, perda de volume facial são alguns desses sinais. A causa principal é o descontrole hormonal e a baixa produção de substâncias pelo organismo, muito comuns com o avanço da idade.

O ácido hialurônico age na sustentação da pele junto do colágeno, mantendo a pele saudável e revertendo os maiores sinais de envelhecimento.

Agora que você já conhece os benefícios e tudo mais sobre o ácido hialurônico, deve estar se perguntando qual a melhor forma de usá-lo. É possível comprar ácido hialurônico em cápsulas e em creme, e tudo depende de como prefere usá-lo!