Como usar a roda de cores na decoração?

A combinação de cores é fundamental na decoração de interiores, se na coluna anterior conhecemos a importância dos pigmentos das pinturas que ocupamos, hoje declaramos que a chave para alcançar um espaço cromáticamente conseguiu se baseia, fundamentalmente, na a adequada composição de cores.
Para fazer uma escolha segura sugiro recorrer a uma ferramenta essencial e de uso freqüente por designers e decoradores: a roda de cores ou círculo cromático, um dispositivo concêntrico, que nos permite treinar o olho e selecionar combinações bem sucedidas.

O modelo tradicional de coloração com as três cores primárias vermelho, amarelo e azul foi descoberto no século XVII e, desde então, foram elaboradas muitas re interpretações, como o de Moses Harris que, em 1766, elaborou-se um círculo cromático de 18 cores com base no modelo inicial, mas incluindo uma maior gama de tons ao adicionar-se os derivados claros e escuros.
De acordo com o modelo tradicional, as cores pigmento opostos são:
O azul é a cor oposta ao laranja.
O vermelho é a cor oposta ao verde.
O amarelo é a cor oposta ao violeta.
E assim por diante com todas as cores.
Dado importante a ter em conta: as cores quentes como o vermelho, o amarelo e o alaranjado, entre outros, costumam localizar ao lado direito do círculo cromático, enquanto que as cores frias como o azul, o verde, o verde azulado, etc. se encontram ao lado esquerdo do círculo.
O modo de uso da roda de cores, é muito simples e depende do estilo cromático que se deseja alcançar no espaço:
Para alcançar um ambiente contrastante:
Devem-Se escolher duas cores opostas da roda, por exemplo, azul e amarelo, estas são cores complementares, que são cores ideais para intensificar-se entre si e criar uma decoração muito estimulante.

Para alcançar um ambiente harmônico:
Devem-Se utilizar duas ou três cores próximos na roda de cores, por exemplo: verde, verde azulado e azul. Estes são muito próximos e podem ser relaxantes, mesmo com a inclusão de tons neutros ou acentos dourados.

Para alcançar um ambiente monocromático:
Deve-Se usar apenas uma mesma gama de tons de uma mesma cor (rosa, rosa claro e rosa escuro) produz a sensação de continuidade e controle do espaço.

Se bem que estes esquemas são os básicos e os mais recomendados, é possível criar combinações pessoais cores que mais nos agradam, a minha sugestão é não deixar de usar essa ferramenta circular validada pela história do design.
Para a história do círculo cromático, contada por Print Magazine:

The Wonderful Color Wheel: Part 1


Para baixar o círculo cromático de Moses Harris:

http://oblivionseeker.tumblr.com/post/4406764088/moses-harris-the-natural-system-of-colour-1766


O máximo em cor aplicado a decoração por estes dias:
http://www.designersguild.com
Como usar a roda de cores na decoração?