ilustração pessoas sendo atraídas por um imã para um computador

Marketing digital e inbound marketing são a mesma coisa?

Uma dúvida é muito comum quando se fala em marketing digital e inbound marketing: afinal, eles são a mesma coisa? Este questionamento é ainda mais frequente quando não se tem conhecimento especializado na área.

Aqui, esclarecemos essa dúvida de uma vez por todas. Continue a leitura e saiba de se marketing digital e inbound marketing é tudo igual ou se há diferença entre eles!

 

O que é marketing digital?

Trata-se do marketing realizado no ambiente digital, por exemplo, na internet. Pode-se utilizar canais como redes sociais, sites, e-mail, entre outros.

Um dos diferenciais do marketing digital é que ele encurta distâncias, e possibilita alcançar o cliente em qualquer lugar que ele esteja podendo iniciar um relacionamento que evoluirá até gerar uma venda.

Além disso, o marketing digital conta com a vantagem de ter um custo mais acessível, sobretudo em comparação ao marketing offline, possibilitando a divulgação da marca, seus produtos e serviços mesmo que tenha um orçamento pequeno.

Ao investir em marketing digital, a empresa consegue conhecer melhor seu público e interagir com ele em diferentes canais, captar mais clientes, otimizar relacionamentos, fidelizar consumidores, gerar oportunidades de vendas, ter diferenciais competitivos, aumentar sua rentabilidade, entre outros.

 

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma das principais estratégias de marketing digital. Possui como finalidade influenciar a decisão de compra do consumidor, mas de maneira não invasiva.

Essa influência é feita por meio do marketing de conteúdo, ou seja, pela criação e divulgação de materiais relevantes, que realmente agreguem valor ao visitante do site, fazendo com que tome uma ação voluntariamente, como fornecer seus dados de contato ou realizar uma compra.

Todo projeto de inbound marketing tem as seguintes etapas:

  • Atração: trata-se da etapa em que se atrai visitantes para um site ou demais canais digitais, por meio do conteúdo. O foco é gerar tráfego e oportunidades de conversão;
  • Conversão: etapa em que ocorre uma troca entre visitante e empresa. O primeiro fornece algo, geralmente dados de contato, em troca de um material criado pela empresa. Em outras palavras, é a etapa da conversão do visitante em lead;
  • Relacionamento: nesta etapa, a empresa passa a tratar o visitante como lead, estabelecendo um relacionamento transparente e confiável com ele. Isto é importante porque possibilitará que o lead avance pelo funil de vendas e fique pronto para uma abordagem comercial;
  • Venda: etapa em que há a abordagem comercial e a venda finalmente ocorre. A empresa precisa definir sinais que indicam que o lead está preparado para essa abordagem, para não perder a oportunidade;
  • Análise: esta é a etapa em que ocorre uma análise resultados, com identificação do que funciona (para replicação em outras ações) e do que precisa ser aprimorado.

 

Marketing digital é inbound marketing?

Mas, afinal, marketing digital e inbound marketing são a mesma coisa? Depois de conferir como funciona cada um, é possível confirmar que não são.

O marketing digital é mais geral e engloba um conjunto de estratégias realizadas em meio digital. Já o inbound marketing é uma das estratégias de marketing digital com foco na captação de leads e vendas.

 

Compensa investir em marketing digital e inbound marketing?

O investimento em marketing digital e inbound marketing possibilita que a empresa atraia mais potenciais clientes e realize mais vendas, além de viabilizar que a marca se torne referência, ganhe autoridade e credibilidade, diferenciando-se de seus concorrentes.

E, ao contrário do que muitos gestores pensam, não é preciso ter um orçamento elevado para realizar esse investimento. Existem estratégias de marketing digital de custo baixo, como o próprio inbound marketing, que entrega resultados incríveis em médio e longo prazos.

O ideal é que a empresa diversifique as estratégias de marketing digital que adota. Entre as que possuem baixo custo, destaque para o inbound e otimização de sites SEO.

Se o orçamento permitir, também dá para investir em campanhas de anúncios, como as realizadas no Google Ads, que possibilitam atingir objetivos em menor prazo.

De modo geral, recomenda-se adotar mais de uma estratégia de marketing digital, para potencializar resultados e oportunidade de atrair clientes e fazer novas vendas, maximizando o faturamento.

Além disso, essas ações devem estar integradas com demais áreas da empresa, como a de vendas, o que permitirá realizar um trabalho mais assertivo e com maior possibilidade de conversão.

Independentemente de qual estratégia utilize, é sempre importante estruturá-la e executá-la corretamente, para aumentar a chance de sucesso. Para isso, garanta que o marketing digital de sua empresa seja realizado por profissionais capacitados.

Dá para ter fácil acesso a esses profissionais ao contratar uma agência de marketing digital, que possui equipe atualizada para realizar e executar um planejamento que possibilite alcançar os objetivos estabelecidos.

Aproveite para contratar uma empresa de marketing digital e implemente a estratégia de inbound marketing, além de outras do segmento, na sua empresa, para alcançar resultados e crescimento.