O que pode fazer um bacharel em administração?

Após os quatro anos da faculdade de administração, cursados de forma presencial ou como graduação ead, o bacharel, agora com o título de Administrador em mãos, enfim,  está pronto para enfrentar o mercado de trabalho.

Isso porque, após estudar cerca de 3.200 horas e realizar atividades como o estágio curricular, o estudante já teve contato com toda a teoria necessária para o bom desempenho da sua função.

E após a jornada intensa de estudos, se você ainda não tem ideia de onde desempenhar sua função, deve estar se perguntando sobre as áreas de atuação, ou seja, quais são as vagas existentes no mercado profissional para o bacharel em administração.

Por isso, no decorrer deste texto iremos abordar um pouco mais sobre a função do Administrador, bem como as suas áreas de atuação dentro da sociedade.

Desta forma, com base nas informações abaixo, você poderá encontrar uma área em que se identifique e deseje contribuir com os seus conhecimentos.

 

Qual a função do Administrador?

Atualmente, para atender todas as demandas do mercado, que não são poucas, a função do Administrador vai além do que somente administrar. Ao contrário do que muita gente imagina, a profissão exige mais do que isso.

Afinal, quando falamos sobre a faculdade de administração, podemos dizer que se trata da ciência social voltada para as práticas administrativas de uma organização ou empresa.

Assim, tendo uma grande oferta de vagas, em diferentes funções, quem conclui o bacharelado em administração, já chega ao mercado de trabalho com muitas chances de ser contratado, uma vez que pode atuar em uma série de setores como Recursos Humanos, Logística, Compras, Marketing, Financeiro, entre outros.

Diante de outras carreiras, esta vantagem de poder usar seu conhecimento para colaborar em diversas áreas faz do Administrador um profissional muito valorizado e buscado por todas as empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.

Este é um dos fatores que explica muito o fato de o curso de administração ser um dos que mais registra matrículas de novos alunos todos os anos. Para se ter ideia, ele é um dos mais procurados em vestibulares de todo o país, e aparece com frequência no ranking dos cursos mais populares pelo SiSU, Sistema de Seleção Unificada.

Ainda entre as funções do Administrador podem ser incorporadas a definição de metas e objetivos a serem alcançados, tendo inclusive a responsabilidade de organizar a execução para que isso aconteça; liderança de colaboradores; e supervisão de atividades, de modo a garantir que sejam realizadas com sucesso.

 

Quais são as áreas da Administração?

Como já mencionado anteriormente, quem conclui a graduação em administração, pode desfrutar de várias opções de atuação. Por se tratar de uma área de formação generalista, o curso visa atender as necessidades práticas das empresas, em variados departamentos.

São alguns deles: Administração de Produção, Recursos Humanos/Seleção de Pessoal, Relações Industriais, Orçamento, Organização e Métodos de Programas de Trabalho, Administração de Materiais e Patrimônio, Administração de Sistemas de Informação, Organização, Empreendedorismo, Carreira Docente, Administração de Hospitais, Pública e Rural, Auditoria, Controladoria, Gestão Ambiental, Gestão de Qualidade, Logística e Marketing.

Outra área bastante buscada pelos administradores está relacionada ao funcionalismo público. Se você pretende investir na carreira pública, saiba que há oportunidades em concurso para administrador. Com bons salários, sempre com valores mais altos do que o mercado de trabalho, além dos benefícios e da estabilidade financeira, esta é uma oportunidade muito interessante para quem está disposto a se dedicar aos estudos mais uma vez.

Além destes, para quem tem a necessidade de expandir os seus horizontes, existem ainda os cursos de especialização, que habilitam e certificam o profissional em uma série de atribuições que valorizam o currículo ao mesmo tempo em que possibilitam um upgrade profissional.

Para finalizar, a remuneração da área não deixa a desejar. A recomendação do Conselho Federal de Administração é de que o salário para um profissional em início de carreira seja de R$ 2.458 e pelo menos de R$ 5.977 para profissionais com mais de dois anos de experiência.

Resumindo tudo, com o texto acima, procuramos mostrar que, independente se por meio de um curso de administração online ou presencial, as oportunidades para quem cursa administração são abundantes e atendem diversos segmentos.  Basta identificar suas afinidades e sair em busca do seu lugar ao sol.