Revestimentos e texturas na decoração

Textura: “a Forma em que se apresenta a superfície de uma obra, o que produz uma sensação tátil ou visual” (RAE)
Na coluna anterior, eu me aproximei da cor e das infinitas possibilidades de combinações cromáticas que podemos fazer para conseguir contraste, harmonia, ou neutralidade em um espaço. Hoje me dedico a observar outra variável essencial e intimamente ligada à cor no momento de decorar ou adaptar um lugar: a textura. O espaço é o elemento vital do interior, vivemos em um mundo de três dimensões. As texturas atuam para determinar a sensação espacial e a transição entre elas é a chave para conseguir um habitat único.
Todo material tem uma qualidade textural facilmente apreciável pela vista e, principalmente, sensível ao toque: tecidos, madeiras, pedras, cerâmicas, esmaltes, porcelanas e uma infinidade de substratos presentes no nosso ambiente, com características próprias e bem diferenciadas. As superfícies lisas e brilhantes refletem a luz, as superfícies rugosas e opacas a absorvem, esta qualidade das texturas influi sobre a cor, as superfícies suaves que fazem com que a cor pareça mais claro, as superfícies ásperas fazem com que a cor pareça mais escuro.

Parece uma equação simples, mas a decoração tem que ter certa habilidade para que a combinação de texturas seja bem-sucedida, se harmonizam bem com os elementos contíguos, e que sejam adequadas ao uso. Aqui minhas sugestões:
– Os espaços amplos, como sala de estar, sala de jantar, estar e sala são ideais para a inclusão de paredes com revestimentos despojados, ásperos e rústicos, com cores naturais próprios destes materiais à vista: madeira, tijolo, concreto, etc.
– Para os espaços mais pequenos, como cozinha e casas de banho e revestimentos de suntuosos e lisos conferem um acabamento visual super controlado e lavável, tanta perfeição se pode contrastar com muros de paletes tropicais como o verde, manga, turquesa, preto e fúcsia.
– Os espaços privados como os quartos também podem ser resolvidos com simplicidade e beleza, revestimentos suaves de composição para o gesso, a cal e/ou cementicios, interessante integrar um acento mais confuso e rústico, em um dos muros para alcançar contraste e vincular ao tratamento de outros muros da casa.
– Os pisos resistem diferentes texturas, as peças artesanais com desenhos geométricos em cozinhas, banheiros e sala de jantar de jornal, o concreto polido para sala de estar e jantar, as madeiras não revestidos em dormitórios, mesmo têxteis e fios em banda para paredes e pisos. Dispomos de um universo de padrões combinados, onde a palavra de ordem é privilegiar a diversidade e mesmo aqueles encontros que, teoricamente, parecem infelizes, mas, na prática, são profundamente estéticos.

Sobre a decoração, cor e textura há inúmeros livros e pesquisas, deixo aqui o meu top 3 muito útil para a prática profissional:
A interação da cor de Josef Albers.
Josef Albers, um dos mais influentes artistas-educadores do século xx, fez parte da Bauhaus alemã na década de 1920. Em 1933, emigrou para os Estados Unidos, onde durante dezesseis anos, exerceu a docência no Black Mountain College. Em 1950, passou para a Universidade de Yale, como chefe do Departamento de Design, e após sua aposentadoria em 1958, foi nomeado professor emérito de arte, condição que manteve até sua morte em 1976. Distinguido com inúmeros prêmios e títulos honoríficos, em 1968, foi eleito membro do National Institute of Arts and Letters, e em 1971, foi o primeiro artista vivo a que se dedicou uma exposição retrospectiva no Metropolitan Museum of Art de Nova York. Download gratuito em: http://usbornebookswow.com/la-interaccion-del-color/
Princípios do design na cor Wucius Wong.
Esta obra constitui uma introdução definitiva à cor tanto para designers como para os artistas. Sua apresentação clara, juntamente com a profusão de imagens a cores, fazem desta nova edição ampliada e atualizada inestimável guia dos princípios e técnicas do design na cor para estudantes e profissionais http://ggili.com/es/tienda/productos/principios-del-diseno-en-color-1
Cor e luz. Teoria e prática de Jorrit”
Conhecer e usar bem a cor é essencial, não só para os artistas, mas também para os arquitetos, urbanistas ou os designers. A percepção cromática dependem o sucesso do projeto e seu potencial para integrar-se na vida cotidiana dos usuários: a cor representa uma oportunidade para aumentar substancialmente o valor funcional e cultural do projeto. Jorrit”, um dos maiores especialistas da cor, atualmente, na Itália, dirige a sua pesquisa há quatro décadas para as vertentes paralelas da expressão artística e do projeto cromático para a arquitetura, o urbanismo e o design http://ggili.com/es/tienda/productos/color-y-luz
Para se inspirar: 10 maneiras de integrar textura a um espaço
http://www.apartmenttherapy.com/ten-ways-to-add-texture-to-a-room-192901
Revestimentos e texturas na decoração