Imagem de seo

Como o SEO pode qualificar os textos de seu blog?

O SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de estratégias e técnicas para otimizar o texto de sites, blogs e páginas da internet, para melhorar o posicionamento orgânico dos conteúdos em buscadores, como o Google.

É importante lembrar que o SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital, afinal, ele faz com que o texto apareça nas primeiras posições da busca orgânica do Google. É nesta posição que o leitor poderá encontrar os links mais visualizados e clicados por outros usuários. Essa estratégia pode fazer você atrair mais visitantes para seu site ou blog, já que muitas pessoas não costumam passar da primeira página do Google para encontrar as respostas que buscam.

Saiba desde já que o SEO pode ser um excelente aliado na estratégia digital da sua empresa, independentemente do segmento. Desde que ele seja utilizado da forma correta, para não sofrer penalizações do buscador e fazer com que seu site seja prejudicado.

Por isso, se você quer ganhar mais autoridade digital no mercado, mais visitantes nos seus sites e aumentar as chances de conversões, ou vendas, saiba que o SEO pode ajudar você a conquistar este título. 

Neste texto, separamos as principais informações para você saber como iniciar nesta área, o que fazer para seu site aparecer na primeira página e como utilizar o SEO da forma correta, para ter bons resultados. Continue lendo este conteúdo para saber mais!

Como o SEO pode qualificar um texto para blog?

Para obter tráfego orgânico, através do SEO, é essencial ter um conteúdo relevante publicado no seu blog. Mas, como saber que as pessoas encontrarão seu conteúdo com tantos espalhados na internet?

Assim como em qualquer estratégia de marketing, tudo começa com um planejamento e alinhamento de objetivos: quais resultados você deseja atingir com o SEO? Quem deseja alcançar? Como pretende atingir essas metas? São as respostas dessas (e de outras perguntas) que prepararão o caminho para o sucesso da sua estratégia.

Vale saber que, normalmente, uma estratégia de SEO dá resultados a médio e longo prazo, por isso, não espere retorno imediato, como acontece com os anúncios e links patrocinados. Isso porque o Google, por exemplo, precisa entender qual seu conteúdo, as palavras-chave para então divulgar.

Mas, quais são os passos para qualificar um texto SEO?

Existem alguns passos que você precisa seguir para fazer seu texto SEO ser ranqueado no buscados que você quer, por exemplo, o Google. Para isso, é necessário entender o algoritmo e saber para quem você está falando. Além disso, existem algumas técnicas que podem ser usadas para esse processo dar certo. Veja:

Use palavras-chaves específicas

Ao escolher palavras-chaves, prefira termos detalhados e específicos. Por exemplo, ao invés de escolher “e-mail marketing”, prefira uma palavra-chave mais detalhada, como “erros de e-mail marketing para evitar”

Quando você otimiza a palavra-chave desta maneira, está garantindo que os usuários busquem o assunto específico e que eles encontrem seu conteúdo, além de se livrar da concorrência. Isso porque, além dos termos gerais serem mais buscados na internet, eles são mais utilizados na criação de conteúdo e isso pode fazer o usuário preferir o texto de outro site e ignorar o seu.

Não exagere na repetição de palavras

Repetir muitas vezes a palavra-chave ao longo do texto faz o Google suspeitar do seu conteúdo e achar que você está usando técnicas black hat. Em casos extremos, seu site poderá ser penalizado. Por isso, não exagere no uso da palavra-chave. O ideal é usar a quantidade indicada para cada tamanho de texto.

Otimize as imagens do seu site

Otimizar as imagens do seu texto faz com que aumente as chances de ele ser favorecido pelo algoritmo. Sendo assim, salve suas imagens com variações das palavras-chave e inclua essas palavras nos atributos alt.

Use links externos

Os links externos relevantes ajudam sua página a ter credibilidade. Eles atuam como fontes que conferem as informações que estão sendo ditas. Incluir pelo menos um link externo nos seus textos pode ser vantajoso para seu site!

SEO Local

O SEO local pode funcionar para as empresas que querem conseguir autoridade na sua área de atendimento. Por exemplo, se você quer trabalhar o SEO Curitiba, basta buscar as palavras-chave mais procuradas dentro do seu segmento de atuação, sem se esquecer das palavras específicas, caso seja possível.

Contrate uma agência de marketing digital para SEO

Se você quer melhorar seu texto para SEO e garantir que todas as técnicas sejam usadas da forma correta, contrate uma agência de marketing digital. A MMD conta com especialistas para fazer seu SEO ou SEO local e ajudar você a conquistar autoridade da internet e, consequentemente, realizar mais vendas.

Fale ainda hoje com nossa equipe e saiba como este trabalho pode ajudar sua empresa a se destacar na internet e estar nas primeiras posições do Google!