Imagem de quarto luxuoso e aconchegante em tons neutros

Tapete para Quarto: Como combinar com a cortina

As cortinas e os tapetes são itens fundamentais para o quarto, seja ele infantil, de solteiro ou ainda de casal. Isso porque essas peças cumprem diversos benefícios, como complementar a decoração do ambiente e garantir a privacidade e segurança das pessoas que circulam no local. Sem falar que eles deixam o ambiente mais quentinho e escuro para ajudar na hora do descanso.

No entanto, para que a harmonização visual não seja prejudicada, saiba que a cortina e o tapete precisam ser analisados antes da instalação no cômodo, para que a composição seja mais assertiva. Além disso, é preciso considerar os estilos e preferências dos moradores sobre a decoração no ambiente.

Veja o que separamos neste texto para ajudar você a deixar o quarto mais bonito e confortável!

Tapete para Quarto: como combinar com a cortina?

Essa é uma pergunta bem comum, mas a resposta certa é que o tapete e a cortina não devem apenas combinar entre si, mas sim com os móveis presentes no cômodo. Desta forma, a cortina e o tapete devem ser adquiridos quando o quarto estiver com todos os itens, pois será melhor para definir quais cores eles terão para combinarem com a decoração que já existe no local.

Saiba que o ideal é considerar o quarto como um todo, antes de escolher a cortina e o tapete. Então, verifique o estilo dos móveis, as cores das paredes, os tons usados nos itens da decoração e tudo o que compõe o ambiente. Pois assim, a combinação fica mais harmônica e não deixa nenhum elemento de fora.

Mas, se você já tem em mente que não quer uma decoração monótona, evite usar as mesmas cores para as paredes, móveis, cortinas e tapete. No entanto, é importante ter cuidado para não gerar confusão visual. Saiba que os tons escolhidos devem seguir uma coerência.

Combine tapete e cortina com a decoração

Como já falamos aqui, uma dica para não errar nas escolhas é combinar os dois itens com a decoração do quarto. Entretanto, como muitas pessoas podem ter dificuldades com os modelos, cores e tamanhos disponíveis para tapete e cortinas, separamos algumas dicas para ajudar na combinação desses acessórios. Confira:

Estilo do cômodo

Antes de escolher tapetes e cortinas para o quarto é importante verificar qual o conceito de estilo você pretende dar ao ambiente e considerar o que você já tem para ajudar na decoração do quarto.

Muitos estilos são disponibilizados e você pode escolher o que mais tem a ver com você: contemporâneo, clássico, moderno, rústico, minimalista, dentre outros. Isso porque um ambiente bem planejado possibilita mais facilidade em escolher quais peças harmonizarão melhor com o espaço.

Desta forma, será mais fácil escolher se o ambiente terá cortinas blackout ou com entrada de luz. Já em relação ao tapete, você poderá escolher qual a melhor opção, como felpudo, mais simples com cores neutras ou vibrantes.

Cor da cortina e do tapete devem harmonizar com a decoração

Para criar uma identidade visual para o ambiente é importante definir uma paleta de cores. Mas, isso não significa que você precisa escolher apenas uma única cor para tapete, cortina e almofadas.

Uma dica é optar por uma decoração com cores que contrastam entre tons quentes e frio, escolher uma cor principal e intercalar outras com tons complementares, ou ainda fazer uma combinação mais suave, usando apenas uma cor e explorando a saturação para tons intensos ou claros.

Uma boa ideia é escolher, pelo menos, três tons diferentes para compor o espaço. Desta forma, você evitará que o ambiente fique monótono e deixará com aspecto mais vivo.

Medidas da cortina e do tapete também são importantes para a decoração

Para oferecer ao quarto uma melhor harmonia visual, considere as medidas da cortina e do tapete. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse ponto também é muito importante para combinar a  decoração do ambiente.

Por isso, saiba que para as cortinas o ideal é que elas tenham cerca de 20 centímetros a mais do que a largura da janela, para não ficarem muito esticadas quando abertas. Além disso, a altura da cortina pode ser mais curta ou mais longa para esconder a parede toda.

Já os tapetes são ótimos para delimitar espaços em um cômodo. Por isso, tenha as medidas certas para saber qual tamanho de tapete o ambiente pode receber.

É importante lembrar que os poltronas e penteadeiras, por exemplo, devem ficar sobre o tapete para oferecer mais conforto, bem como estarem próximos às laterais da cama para garantir segurança.

Como vimos, o tapete para quarto deve ser harmonizado com a cortina e com o restante dos móveis para que o ambiente não fique sem graça ou sobrecarregado de cores e estampas. Por isso, se você quer deixar o ambiente muito mais bonito, siga essas dicas e passe no site das Lojas Donnas para conhecer todas as opções disponíveis!