O que é marketing de intenção: veja exemplos

O marketing de intenção é uma estratégia que possibilita à empresa alcançar e influenciar seu cliente no momento exato em que ele está mais disposto a comprar.

Por isso, é um diferencial importante, sobretudo quando se tem como objetivo vender mais. Possui interesse nessa estratégia? Então, confira aqui o que é marketing de intenção, com exemplos, e descubra outros detalhes!

Marketing de intenção: descubra o que é e veja exemplos

Trata-se do marketing que tem como base a intenção de compra do cliente. É uma estratégia que trabalha com a análise de comportamento em plataformas, conseguindo identificar em quais etapas do funil de vendas os clientes estão e realizar ações personalizadas para alcançá-los e fechar mais negócios.

Por exemplo, suponha que queira comprar uma televisão nova. Qual é o comportamento usual do consumidor? Pesquisar no Google informações que possam ajudar na aquisição.

Uma opção de pesquisa pode ser “qual a melhor smart TV” ou “qual a melhor marca de smart TV”. Numa análise rápida, é possível identificar que esse consumidor está na etapa inicial de sua jornada de compra, pois sua intenção é conhecer as melhores opções de smart TVs. Assim, poderá fazer a melhor compra considerando seu perfil e necessidades.

Quando esse mesmo usuário faz pesquisas mais específicas, como “onde comprar smart TV 50 polegadas Samsung”, nota-se que ele já está numa etapa mais avançada da jornada, tanto que sabe a marca e definiu o tamanho do aparelho e só quer saber onde comprá-lo.

De maneira geral, quanto mais específica for a busca do consumidor, mais propenso ele está a comprar um produto ou contratar um serviço.

Todo esse percurso que o consumidor faz durante essa jornada deixa um rastro digital, ou seja, dados que podem ser usados para entender seu comportamento e intenção. 

Tais informações são chamadas de dados de intenção, que são analisados para desenvolver estratégias de marketing digital, como as de SEO e otimização de sites, possibilitando que seu negócio ou produto seja encontrado por consumidores mais propensos à conversão.

Como funciona na prática?

Os dados de intenção são essenciais nessa estratégia de marketing digital. É a partir deles que são feitas análises que possibilitam identificar qual o objetivo do cliente.

Tais dados são obtidos por meio de interações online dos usuários, como em redes sociais, sites da empresa, atividades online fora desses sites, informações sobre consumo de conteúdo e dados de mecanismos de busca, como o Google.

O Google costuma ter uma maior influência, porque a maioria do tráfego vem dele. Quando o usuário pesquisa sua dúvida nele, é possível obter informações sobre palavras-chave, links que receberam clicks, visitas a sites e interação com anúncios.

O marketing de intenção rastreia esses dados e os analisa, conseguindo usá-los para identificar necessidades, desejos e dúvidas do consumidor, bem como para antecipar tendências. Assim, poderá planejar e executar uma estratégia que alcance um público maior e gere mais vendas.

Por que investir no marketing de intenção?

Ao adotar o marketing de intenção, a marca consegue ter vantagens importantes. A seguir, apresentamos quais são as principais:

Maior efetividade em ações de marketing digital

A análise dos dados de intenção possibilita que a empresa foque suas ações de marketing digital nos leads certos, que têm maior propensão a realizar compras. Assim, tem-se maior efetividade em ações.

Aumento da taxa de conversão

O marketing de intenção também aumenta a taxa de conversão e garante um maior engajamento com o consumidor. Isso porque a empresa consegue realizar ações personalizadas, direcionadas aos seus desejos e interesses. Por isso, se sente mais propenso a interagir.

Independência em relação aos cookies

O marketing de intenção se tornou ainda mais especial com o aumento da privacidade online. Com ele, dá para vender mais sem precisar de dados pessoais dos cookies de navegação de consumidores. 

Aumento do ROI

A estratégia possibilita personalizar campanhas e mensagens aos leads certos, alcançando-os no momento oportuno, o que aumenta as conversões, melhora resultados e se tem um melhor ROI.

Marketing de intenção: por onde começar?

Uma das formas de começar a utilizar o marketing de intenção em estratégias é por meio do levantamento e análise de dados. Você pode fazer isso a partir de diferentes plataformas para obter essas informações.

Entre as opções, destaque para o Google Analytics e o Google Search Console, que possibilitam o monitoramento do perfil e comportamento de usuários em sites da empresa. Também há a possibilidade de usar o Google Trends, para acompanhar a evolução de buscas por palavras-chave específicas.

Há, ainda, outras ferramentas que viabilizam o mapeamento de comportamento, como o Heatmap, Crazy Egg e Clarabridge, além de softwares de web analytics como o Semrush.

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