Saiba como escolher cortina para sala pequena

Quando se trata de selecionar uma cortina para sala de estar pequena, o tamanho importa. Para aproveitar ao máximo o espaço limitado da sua sala, escolha cortinas que sejam estreitas e de cor clara. 

Isto permitirá mais luz natural em seu quarto e ajudará a criar uma atmosfera arejada. Você também quer evitar cortinas excessivamente longas ou pesadas, pois elas podem dominar visualmente o espaço.

Para maior interesse visual, considere o uso de dois conjuntos diferentes de cortinas – um conjunto simples para deixar entrar luz durante o dia, e um conjunto opaco para fechar a janela à noite. 

Alternativamente, você poderia pendurar dois tipos diferentes de cortinas lado a lado em ambos os lados da mesma moldura da janela. Por exemplo, você poderia usar um veludo mais pesado cortina no centro e cortinas de ambos os lados.

Não tenha medo de misturar texturas e padrões com a sua escolha de cortina. Enquanto uma única cor é mais segura, usar duas ou três tonalidades da mesma tonalidade pode ajudar a criar profundidade. Alternativamente, combine cores sólidas com tecidos com padrões para um efeito chamativo.

Quando se trata de instalar suas cortinas, certifique-se de usar hardware apropriado como suportes de montagem e anéis para garantir que eles permaneçam no lugar. 

Você também deve considerar investir em barras de cortina que são projetadas especificamente para pequenas salas de estar, já que estas ocuparão menos espaço enquanto ainda acrescenta interesse visual. 

Finalmente, siga sempre cuidadosamente as instruções do fabricante ao instalar qualquer novo revestimento de janela. Fazendo isso, você terá a garantia de obter os melhores resultados para sua sala de estar em particular.

Com estas dicas em mente, você pode facilmente escolher a cortina perfeita para sua pequena sala de estar e criar uma atmosfera aconchegante e íntima que você e sua família irão desfrutar.

Mais informações de decoração

Ao decorar uma pequena sala, a chave é criar uma ilusão de espaço. Para conseguir isso, escolha cores claras e neutras para suas paredes e móveis. 

Isto ajudará a fazer a sala parecer maior do que ela é. Você também pode incorporar padrões em pequenas doses, como por exemplo, com um tapete com padrões ousados ou travesseiro com sotaque.

Em termos de móveis, selecione peças que sejam leves e com revestimento fino. Por exemplo, evite poltronas volumosas e opte por cadeiras com estrutura fina ou sofás com braços baixos. 

Além disso, invista em peças multifuncionais como ottomans, que podem ser usadas tanto como assento quanto como espaço de armazenamento. Estantes flutuantes e estantes montadas na parede também ajudarão a economizar espaço sem sacrificar o estilo.

A iluminação é outro fator importante a considerar para uma pequena sala de estar. Pendure cortinas em suas janelas para permitir que a luz natural entre na sala durante o dia. 

Então, à noite, ligue as lâmpadas ou instale arandelas de parede para fornecer luz ambiente enquanto liberta espaço no piso. Você também pode considerar a instalação de interruptores com dimmer para que você possa ajustar o nível de brilho na sala de acordo com o seu humor ou atividade.

Ao decorar uma pequena sala, os tapetes são um componente frequentemente negligenciado que pode ter um impacto significativo na aparência geral do seu espaço. 

Eles não apenas fornecem cor e textura, mas também ajudam a definir diferentes áreas dentro de uma sala, facilitando a criação de zonas distintas para sala de estar, jantar e muito mais.

Ao escolher um tapete para uma pequena sala de estar, é importante ter em mente o tamanho. Tapetes superdimensionados podem fazer o espaço parecer desorganizado e apertado, enquanto tapetes muito pequenos tendem a se perder no baralhamento. 

Ao invés disso, opte por algo que seja proporcional ao tamanho de seus móveis e à escala da própria sala. Procure por materiais macios como lã ou algodão que possam absorver o som e acrescentar valor ao espaço sem sobrecarregá-lo.

Em termos de design, você poderia optar por algo clássico como um tapete oriental ou mesmo um design vintage com padrões tradicionais, como paisleys ou florais. 

Alternativamente, se você está procurando fazer uma afirmação com a sua escolha de tapete, considere incorporar cores vibrantes ou formas geométricas ao seu design. Isto não só trará vida à sala, mas também a fará parecer maior também.

Para maior interesse visual em sua pequena sala de estar, você também poderia tentar colocar dois ou mais tapetes juntos. Isto proporcionará textura, assim como ajudará a definir áreas diferentes dentro de um mesmo espaço, enquanto ainda permite que muito espaço de chão seja visível entre eles.

Finalmente, sempre use um tapete antiderrapante debaixo de qualquer tapete que você escolher (especialmente se você tiver filhos ou animais de estimação). 

Fazer isso ajudará a evitar deslizamentos e quedas e garantirá que seu tapete permaneça seguro no lugar mesmo quando áreas de alto tráfego estiverem sendo usadas.

Uma loja de cortina especializada pode te ajudar com uma cuidadosa consideração desses fatores em mente ao selecionar pequenos tapetes de sala, você terá certeza de encontrar um que não só parece ótimo, mas que dure por anos!